Se você ainda não entrou no mundo do Preço Dinâmico, vem que eu te explico!
Apesar de ter sobrado pouco espaço para ‘principantes’ no mercado, há fenômenos que até a ciência patina para explicar. Vou passar algumas dicas básicas para começar a aplicar um pouco de precificação dinâmica no seu hotel. Tudo começa com uma leitura, um diagnóstico.
Como falei no artigo anterior, você precisa saber sobre o seu faturamento; cada detalhe. O que custa mais, o que é mais barato, o que é mais rentável e dá mais lucro. O Booking cobra comissão muita alta, mas vende bastante? Tente não vender por lá e sustentar um bom marketing online para ter o mesmo que o Booking traria. Veja quanto custa! (Se conseguir, me ensina!)
É fundamental variar, distribuir, ter sempre uma carta na manga. Seja onde você vende seus quartos, seja como os vende e também por quanto vende. A internet não é mais a casa da mãe Joana, um vale-tudo. O usuário é criterioso, assustado, sensível.
Frequentemente me deparo com hoteleiros interessados no conceito de Preços Dinâmicos, mas muitas vezes, eles se sentem perdidos em meio a tanta informação. Por onde começar? Como fazer? O que contratar? Para simplificar, compartilho algumas dicas sobre o Gerenciamento de Receita, mais precisamente: Precificação dinâmica.
Primeiramente, é importante ressaltar que não testamos todas as soluções de Preços Dinâmicos disponíveis no mercado. Recomendamos uma visita ao Capterra, website que apresenta um monte de comparações entre softwares. É uma ótima fonte de informações para te ajudar a encontrar um sistema para o seu hotel.
O objetivo do Revenue Management é impulsionar o faturamento e ajudar hoteleiros e gerentes de receita de hotéis pequenos, grandes e independentes a entenderem melhor como o mercado funciona na internet hoje.
Como o Preço Dinâmico pode beneficiar o seu hotel?
Trata-se de otimizar e aumentar a receita do seu ativo principal: seus quartos. É a arte misturada com a ciência de encontrar diferentes maneiras de aumentar o faturamento e o lucro, vendendo o quarto certo para o cliente certo, no momento certo e pelo preço certo, através do canal de venda certo.
Uma boa combinação de fatores, certo?
A Precificação é o primeiro passo. Calibrar os preços corretos é mais do que fundamental. É necessário! Cobrar mais caro durante a alta temporada e mais barato na baixa é quase uma regra.
Ferramentas de automação podem fazer todo o trabalho, várias vezes ao dia, segundo os critérios que você queira configurar.
Além de oscilar preços, Upselling é uma estratégia valiosa para incentivar o consumo dos clientes. Ofertar upgrades de quarto com desconto pode ser um super gatilho. Aumenta imediatamente a receita sem aumentar os custos.
Monitoramento constante de performance é tão importante quanto a própria oscilação das tarifas. É importante analisar periodicamente as novas informações identificar tendências, melhorias e tomar decisões sobre estratégias de preços, promoções e movimentações dos concorrentes.
Um Widgets de comparação de tarifas pode ser uma boa opção para captar reservas diretas. Eles mostram aos usuários que você está oferecendo os melhores preços, mais baratos e com melhores condições, incentivando-os a reservar diretamente no seu site.
O Revenue Management (a Precificação Dinâmica) não precisa ser necessariamente complicada. Com a tecnologia certa, uma estratégia por trás e disciplina é praticamente impossível não melhorar o resultado do seu hotel.
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