Conheça seus números, aprenda a dança flutuante de preços e aumente o seu faturamento com sabedoria.
Do jeito que o mundo anda complicado, tem expressões que mesmo traduzidas para significar um mesmo contexto, não passam a mensagem bem precisa. Digamos que ‘Precificação dinâmica’ – apenas um dos elementos do Revenue Management – é uma das táticas do – traduzindo literalmente – Gerenciamento de Receita.
O gerenciamento de receitas como contexto de “Revenue Management” é um campo muito maior do que oscilar preços. É tão ramificado quanto a própria gestão de todo um hotel ou qualquer estabelecimento que tenha uma “Receita”. , certo?
Mas afinal, o que é Revenue Management-ou-Gerenciamento-de-Receita, então? E como estamos falando de hotelaria; como usar no seu hotel?
Basicamente, gerenciar a receita (a entrada de faturamento, de dinheiro) é conhecer suas origens, seus canais e quanto custa para manter cada via de entrada financeira desta, seu trajeto até o dinheiro chegar no seu bolso através da operação do seu hotel.
Tudo importa, porém tem fatores mais relevantes do que outros que podem ser identificados e controlados, de forma que os sub-fatores abaixo, sejam menos relevantes. Pois, obviamente é muito difícil controlar todos os micro-fatores que influenciam no resultado da sua empresa.
Exemplo
Do que adianta você aplicar a maior parte do seu tempo e esforço como proprietário da empresa resolvendo um micro-problema relacionado a um determinado setor, devido a esse problema incomodá-lo tanto a ponto de você aplicar toda essa energia nele. (Mas, no final das contas é algo tão irrelevante que você não consegue perceber e aplica a hierarquia de maneira tão emotiva, que não consegue entender porque o resultado não muda.)
Talvez uma reunião de 2 horas sobre o absurdo do desperdício e do micro-roubo de comidas do café da manhã com líderes para solucionar um problema considerado por você tão grave, responda muito pouco em números. Pois, na verdade você é dono de um pequeno hotel econômico com o café da manhã simples que o custo inteiro dele representa 4% do faturamento, e o seu maior problema é produtos de limpeza e lavanderia, responsável por 30% dos custos da operação pelo o seu hotel, devido à altíssima ocupação.
É como aquele velho truque conservador que todo mundo já tá careca de saber, de fazer campanha governamental para que cidadãos comuns não lavem seus carros e calçadas para não desperdiçar água, quando o consumo residencial global não passa de 8% ou 10% do problema.
Cuidado com o que dizem por aí, quem conhece mais sobre seu hotel e sobre você é você mesmo.
Estude os números, gerencie seus canais de entrada de dinheiro e os gastos, investigue, melhore! Isso é Revenue Management, isso é gerenciamento de receitas.
Preço dinâmico, ou melhor dito, oscilar preços de acordo com a demanda, é a porta de entrada do Revenue Management. A melhor relação entre o preço de venda do seu produto, o valor percebido dele no mercado e o seu custo para isso, é onde está o triunfo.
Porém, esse triunfo; ele é vivo.
Não é só preço de venda que define sucesso de nenhum negócio. Portanto, um olho no peixe e outro no gato.
Em termos mais simples e ‘talvez’ mais práticos, fica mais ou menos assim: oscilar preços é uma das táticas de combinação entre arte e ciência, e que devido ao avanço da tecnologia, ferramentas podem prever e responder às flutuações na demanda do consumidor em tempo real.
Da mesma forma há inúmeras ferramentas que podem prever condições futuras super precisas do seu hotel, através da leitura dos dados históricos e presentes, facilitando suas decisões e antecipações a vários cenários futuros.
Voltando a o eixo, as ferramentas de RM, como popularizamos; são leitores de informações que geram dados para inteligência e as respostas sugerem abordagens a diferentes cenários de mercado em tempo real; até já mudam os preços automaticamente.
Isso permite que que você venda seus quartos a preços mais altos quando tem alta demanda e quando não tem muita busca, baixar o preço pode ser sempre uma saída, apesar da menos inteligente, é uma prática eficaz; com ressalvas (muitas).
Aumenta o faturamento do hotel com Revenue Management?
Sim e é uma estratégia poderosa para hotéis e outros setores, feita para impulsionar a receita em até 15% nos primeiros dias de uso se bem ajustado e cuidado, diariamente. É uma prática já muito popularizada no mercado da aviação e hoje em dia, quem não sofre na pele o efeito Uber. Adapta os preços de acordo com o minuto, ou melhor, com o segundo.
E mesmo assim, apesar dos incríveis benefícios, muitos hoteleiros ainda não conhecem essa prática e os poucos que conhecem, não gostam.
E daí o conservadorismo (ou melhor dito, o quadradismo, o cartesianismo, o dinossaurismo, etc) se encarrega do resto que já conhecemos…
No entanto, é essencial entender que ajustar os preços de forma estratégica é fundamental para se manter competitivo em um mercado cada vez mais digital e dinâmico. E isso está diretamente relacionado os custos do hotel, cada mês muda, o valor de venda do produto também pode acompanhar essas mudanças.
Pode parecer super complicado começar, mas com uma consultoria certa, confiável e sobretudo COM CONHECIMENTO TÉCNICO & OPERACIONAL sobre um hotel, com as tecnologias certas, não será uma tarefa complexa e é muito mais acessível do que você imagina.
É possível automatizar o processo de ajuste de preços, por quarto, por ocupação, por temporada, tudo.
Quem quer realmente aumentar a receita do seu hotel e poder aproveitar ao máximo o nível de sofisticação que as ferramentas nos dão o poder de ter hoje, Revenue Management, RM, Preços dinâmicos é uma estratégia indispensável.
Se você está lendo até aqui e está convencido, entre em contato comigo e batemos um papo. Tenho mais de 18 anos de experiência em hotelaria e tecnologia aplicada ao setor hoteleiro. E para dúvidas, comentários ou qualquer outra observação estou à disposição nos canais abaixo.
Será um prazer bater um papo.
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