Oi, eu sou o Felipe Tagliari, sócio da MisterAds Brasil, e quem você vai ver muito por aqui falando sobre marketing, hotelaria e muita comunicação online. E para que a gente se conheça melhor, quero te contar hoje a minha história.
1, 2, 3… já!
Ela começa com as minhas primeiras interações com o mundo dos computadores, lá no final da década de 80 (86/87), quando meu pai tinha uma estação de Rádio Amador em casa e um belo dia levou a comunicação que fazia via rádio com seus amigos para o computador, onde podia escrever, ao invés de só falar.
Era uma coisa muito estranhamente curiosa naquele momento! Como assim aquela tela, parecida com uma TV, dava para fazer desenhos e escrever no lugar da Olivetti, e também dava para conversar com alguém? O espanto de uma criança de 7 anos!
O mundo é o limite!
No marketing comecei em 1998, com 18 anos. E na hotelaria, em 2007, com 27 anos.
Assim vão mais de 35 anos de carreira entrelaçada com o computador, tendo ideias e resolvendo problemas.
Mas calma, você precisa entender como cada degrau me trouxe até aqui. Vai parecer uma loucura, mas é só uma vida cheia de experiências que me moldaram e levaram a entender o meu propósito: facilitar a sua vida, empreendedor!
Poupando tempo e indo direto ao que interessa, conto um pouco do meu caminho de forma cronológica até chegar no dia 8 de Março de 2024, quando isso tudo se torna real.
Direito 🆚 Balada – A balada venceu!
Quando acabei o segundo grau não passei de primeira no vestibular de direito, e fui trabalhar como vendedor de consórcio de motos só para uns dias depois descobrir que passei em 41º lugar, na segunda chamada. Ali me apelidaram de #QuarentaeUm.
Logo no primeiro período comecei a fazer estágio. Era no fórum, na “Corregedoria dos Presídios” e depois na VEP, Vara de Execuções Penais. Mas foi na Cadeia Pública Laudemir Neves o estágio mais interessante, rico e desafiador da faculdade. Alguns aprendizados daquele período me guiam até hoje. (Prometo fazer uma publicação sobre isso!)
Sempre apaixonado por computadores e tecnologia, em 1998 eu já dominava o Photoshop a ponto de impressionar os amigos. Em 1999, um amigo me chamou para fazer ‘materiais gráficos’ de uma danceteria da família dele. Criação de flyers, entradas, cartazes, banners, outdoors, camisetas, etc.
Aqui entra o marketing na minha vida!
E não era uma danceteria qualquer, era a Agência Tass, que foi a maior da América Latina.
A empresa cresceu e veio a modernização. Construíram uma danceteria/bar que era 3x o tamanho da antiga. E me ofereceram o cargo de responsável pelos sistemas, por minha “habilidade com computadores” na época. Eu me tornei o famoso “Cara do TI”.
Em 2002, por um golpe do destino, fui promovido a gerente geral da empresa devido às circunstâncias inesperadas de uma casa lotada que consegui contornar. Eu lembro até hoje dos sentimentos de tremedeira e euforia, afinal fui promovido a gerente com 22 anos!
Casa na mochila!
No ano seguinte comecei uma nova aventura: fui para a Europa com uma mochila e €650.
Minha criatividade e habilidade com computadores logo me aproximou de quem já tinha necessidade de ‘marketing e comunicação’, na Espanha. Apesar de ter outros trabalhos genéricos, temporários e aventureiros, jamais deixei de fazer marketing e comunicação. Nenhum dia sequer!
Uma vez na estrada, naturalmente a hotelaria entrou na minha vida no começo de 2007, em Roma, na Itália.
“Jogado aos tubarões” é uma ótima expressão para resumir esse período, onde comecei a trabalhar em uma unidade do grupo de hostels Backpacker’s Group. Eram 11 hostels e 5 apartamentos turísticos – ainda não existia Airbnb. No terceiro mês fui convidado a ser o gerente do grupo.
Depois de apresentar resultados na receita e na pontuação das propriedades, peguei o jeito e além da prática, comecei a estudar o campo. Ali me apaixonei pelo mundo das reservas e até hoje sou um entusiasta da Tecnologia aplicada à hotelaria.
Em 2009 minha estrada chega a Barcelona.
Foi ali que conheci um grande amigo da vida inteira, Michael Gillespie, o Mike. Com ele comecei a trabalhar em um website muito conhecido por lá (ao estilo meio Craigslist), onde se encontrava quarto para alugar, emprego, coisas usadas, dicas do que fazer, etc. Ali fiz uma carreira de quase 2 anos, onde fui o melhor agente de reservas da história da empresa (mas nunca superei o sócio do Mike, que foi o maior produtor de reservas da empresa e sustentou esse título até o final. 👏🏼)
Lembro que tínhamos centenas de propriedades em toda a Europa e Estados Unidos. Era um processamento manual, um mix entre E-commerce e Agente de Vendas. Era muito divertido!
Eu negociava com os fornecedores e proprietários de pousadas, hotéis e hostels em vários lugares. E muitas vezes viajava a Lisboa e Amsterdã, pois certos acordos e negociações só eram validados presencialmente.
No ano seguinte surgiu a oportunidade de abrirmos outro negócio em Barcelona. Um hostel feito da união das necessidades e aptidões de cada um dos 3 sócios. Abrimos meio despretensiosamente, mas a validação do negócio veio rápido, e o hostel ficou com 100% de ocupação por mais de 50 dias consecutivos. Impressionante! Também ganhamos o prêmio de Melhor Staff de Barcelona em Abril de 2012, um Award concedido pelo HostelBookers, o canal mais importante para qualquer hostel em Barcelona naquela época.
O projeto durou pouco, pois não conseguimos renovar as licenças, algo que se tornava complicado naquela época na cidade. Mas sem dúvida essa experiência foi um dos grandes trampolins para a minha carreira.
Mas logo fui chamado para trabalhar em uma nova empresa que estava remodelando um edifício inteiro e queria disponibilizá-lo inteiro para aluguéis de temporada. Era 2012 e o fenômeno Airbnb já estava completamente explodido.
Começamos com 2 unidades e no primeiro ano já tínhamos mais de 12 apartamentos em funcionamento. Conseguimos atingir 100% de ocupação em uma empresa nova, ainda sem marca estabelecida. Um fato que confirmou ainda mais o nosso sucesso foi ter a oportunidade de conhecer pessoalmente o CEO do Airbnb, Brian Chesky, que escolheu um dos nossos apartamentos para ficar hospedado em Barcelona.
O bom filho à casa torna!?
No final de 2012 recebi um WhatsApp do meu então sócio, Victor, com uma super ideia: comprar uma pousada no Brasil, em Bonito/Mato Grosso do Sul. Era uma propriedade simples, porém super central. Topei!
Aqui começa uma história meteórica e cheia de sucesso em Bonito.
Em um ano, transformamos a Pousada São Jorge e atingimos o dobro do faturamento de uma propriedade similar, além de ganharmos no atendimento e nas avaliações dos clientes. Em 2014, ganhamos mais um braço: criamos uma Agência de turismo para comercializar os atrativos da região de Bonito, Pantanal e Serra da Bodoquena. A Passeios & CO. funciona até hoje!
Não paramos de crescer e em 2015 inauguramos o Eco-Camping São Jorge, totalmente equipado para receber grupos de crianças de todo o estado do MS, com atividades educacionais extraclasse e educação ambiental. Foi a primeira empresa de Bonito a ter um cinema privado outdoor, com fogueira, wifi e conectores USB por todos os lados.
Neste ponto já estávamos bem inseridos no Trade da cidade. Então, ousamos inaugurar o Hotel São Jorge, também no centro, mas com uma estrutura superior à da Pousada. Esse teve uma vida curta, pelas circunstâncias comerciais e estratégicas, vendemos após uma proposta irrecusável.
Mas de todos os empreendimentos que tivemos em Bonito, o São Jorge Pub Hostel & Agência foi sem dúvida o maior sucesso. Criamos um novo conceito para os turistas e locais: um hostel com um bar aberto todos os dias da semana para atender a população local.
Logo o bar virou um sucesso tão grande que tornou-se o principal estabelecimento noturno da cidade por um par de anos. Até na televisão aparecemos e demos várias entrevistas. Foi muita diversão! No final de 2018 o bar foi vendido e eu refiz a mochila e voltei para a Europa.
O Retorno de Jedi
Pousei na Itália, por questões burocráticas e documentais, e a partir daí foram mais de 2 anos morando entre Ferrara e Barcelona, onde a fecundação da Mister Ads Brasil ocorreu.
Voltando um pouco no tempo, eu e o Carles tentamos nos lembrar exatamente se foi em 2009 ou 2010 que nos conhecemos, e resolvemos deixar assim, aproximado. Mas ambos lembramos com clareza e atribuímos o nascimento da Mister Ads a um certo dia em que estávamos trabalhando no meu apartamento do bairro El Born, planejando e estudando saídas para começar a empreender.
Carles seguiu o plano e em 2010 abriu a Mister Ads Espanha. Por aqui rolaram algumas tentativas de conceito antes, durante e depois da grande Pandemia. Mas ela veio e acabou com qualquer modelo de negócio não-sólido e bagunçou o mercado.
No meio tempo, decidi me dedicar aos estudos da tecnologia na indústria hoteleira.
Mas a vontade de empreender junto com o Carles não saiu da cabeça. Foi então que pensamos em colocar todo esse nosso conhecimento e networking em uma mesma sala e formular um produto ou serviço que pudéssemos estar mais perto possível de “garantir” um resultado ao nosso cliente. A sinergia de quase 20 anos entre 2 amigos começou a tomar forma.
A Mister Ads agora cresceu e abre sua extensão no Brasil.
Foram muitas escolhas até encontrar um modelo de negócio que pudesse se encaixar no que tínhamos em mente e que estivéssemos de acordo no fundamental: aumentar a venda dos nossos clientes.
Chegamos ao mais enxuto e simplificado conceito, que une características tanto do meu sócio quanto minhas, Conservadorismo e Liberalismo, literalmente. Dessa forma, acreditamos que vamos ajudar muita gente a melhorar os seus negócios através da internet, da comunicação, da organização e sobretudo, do entendimento.
É sobre compreender como funcionam as coisas basicamente, e, a partir daí, decidir.
Chegamos a 8 de março de 2024.
Agora, estamos prontos para conversar e entender o seu problema, suas necessidades e possibilidades. Online e a todo vapor, à disposição de todos.
É um imenso prazer poder materializar e compartilhar tanto aprendizado e tanta experiência que tive a oportunidade de ter. Do pouco que consegui aprender, prometo compartilhar tudo.
O resto, aprendo com vocês todos os dias um pouco mais.
Obrigado!
Fique ligado em todos os nossos empreendimentos, direto de Barcelona.
+55 41 99644 6176 (WhatsApp)
Rua Bom Jesus, 212 – Sala 1904 | Juvevê – Curitiba (PR) 80.035-010 (Endereço virtual)